tag:blogger.com,1999:blog-46649490146736241602023-06-20T22:04:32.127-07:00Didactic Transpositionwww-carlos-rosa.comUnknownnoreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4664949014673624160.post-52376340414937035942008-02-13T22:24:00.000-08:002008-02-13T22:31:59.336-08:00Construir competências desde a escolaFonte: <a href="http://pt.shvoong.com/books/1633892-construir-compet%C3%AAncias-desde-escola/">Shvoong.com</a><br /><div align="justify">Autor: <a href="http://pt.shvoong.com/authors/philippe-perrenoud/">Philippe Perrenoud</a></div><div align="justify"></div><div align="justify"> </div><div align="justify">A abordagem por competências considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas conforme as necessidades, a fim de que se possa resolver determinadas situações-problema apresentadas na escola, no trabalho e fora dele. É, pois, a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Nesse caso, importa destacar que desenvolver competências na escola não leva à renúncia das disciplinas de ensino. Ao contrário, as competências mobilizam conhecimentos dos quais grande parte é e continuará sendo de ordem disciplinar, porque são as disciplinas que organizam tanto o mundo do trabalho como a pesquisa. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Assim, quando se trata de um currículo (e portanto uma educação) voltado para o desenvolvimento de competências significa que essa abordagem está centrada na ação: os conhecimentos se constituem em recursos, freqüentemente determinantes, para identificar e resolver problemas, para preparar e para tomar decisões. A transferência de conhecimentos ou sua integração em competências não são automáticas e passam por um trabalho, isto é, um acompanhamento pedagógico e didático sem o qual nada ocorrerá, a não ser para os alunos com grandes meios para isso. O exercício da transferência faz parte do trabalho regular da escola. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Tratando-se de um ensino por competências, o problema da transferência de conhecimentos pode ser resolvido, já que, muitas vezes, a escola não tem a preocupação de relacionar o que se aprende durante a escolaridade, os conhecimentos disciplinares aprendidos às situações da vida. A transferência e a mobilização das capacidades precisam ser treinadas, e isso exige tempo, etapas didáticas e situações apropriadas, que hoje não existem. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Há que se refletir, pois, a respeito da seguinte questão: Para resolver uma situação cotidiana ou escolar, a que disciplinas, prioritariamente, pode-se recorrer? É preciso ressaltar que há situações cujo domínio encontra seus recursos, essencialmente, em uma única disciplina; há situações cujo domínio encontra seus recursos em várias disciplinas identificáveis: é o caso de muitas situações vivenciadas fora da escola. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Por outro lado, existem situações cujo domínio não passa por nenhum conhecimento disciplinar – exceto o da língua materna, que preexiste ao seu ensino. Portanto, é relevante descobrir: Para quais disciplinas escolares apela-se ao organizar um casamento ou adestrar um cão? A resposta indica que a escola só pode preparar para a diversidade do mundo trabalhando-a explicitamente, aliando conhecimentos e savoir-faire a propósito de múltiplas situações da vida de todos os dias. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Transformar uma casa, conceber um habitat agrupado, criar uma associação, encontrar e seguir um regime alimentar, comprar mobília, dar a volta na Europa com pouco dinheiro, proteger-se da AIDS sem encerrar-se em casa, encontrar ajuda em caso de conflito ou depressão, estar na moda sem estar alienado... e outros tantos problemas diante dos quais os indivíduos encontram-se desprevenidos, por falta de conhecimentos e, sobretudo, de métodos, de treinamento na resolução de problemas, na negociação, no planejamento ou simplesmente na procura de informações e de conhecimentos pertinentes. </div><div align="justify"></div><div align="justify">A abordagem por competências propõe, então, como ideal, dedicar mais tempo a um pequeno número de situações complexas em vez de contemplar um grande número de assuntos que devam ser percorridos rapidamente, para virar a última página do manual, no último dia do ano letivo. A mudança passa pela diminuição do peso dos conteúdos disciplinares e uma avaliação formativa e certificativa, orientada claramente para as competências. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Dessa forma, não se pode ensinar por competências conhecendo-se, na volta às aulas, o que será tratado no mês de dezembro, pois tudo dependerá do nível e da implicação dos alunos, dos projetos implementados, da dinâmica do grupo-aula; isso significa que cada problema resolvido pode gerar outros. Nessa concepção, o aluno tem direito a ensaios e erros e é convidado a expor suas dúvidas, a explicitar seus raciocínios, a tomar consciência de suas maneiras de aprender, de memorizar e de comunicar-se. Pede-se a ele que, de alguma maneira, em seu ofício de aluno, torne-se um prático-reflexivo. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Em contraposição a uma situação comumente percebida em que os alunos acumulam saberes, passam nos exames, mas não conseguem mobilizar o que aprenderam em situações reais. Nesse sentido, as competências que os alunos devem construir representam uma escolha da sociedade. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Tendo por base os conhecimentos, a descrição de competências deve partir da análise de situações, da ação. É preciso, por conseguinte, reconstruir a <em><strong>transposição didática</strong></em>, que é a <em>transformação de um conhecimento científico em conhecimento escolar</em>. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Finalmente, para desenvolver competências é preciso trabalhar por resolução de problemas e por projetos, propor tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los, o que pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a localidade. </div><div align="justify"></div><div align="justify">Nessa perspectiva, o trabalho escolar ganha sentido porque modifica a relação com o saber dos alunos em dificuldade; favorece as aproximações construtivistas, a avaliação formativa, a pedagogia diferenciada, que vai facilitar a assimilação ativa dos saberes; coloca os professores em movimento, incentivando-os a falar de pedagogia e a cooperar no quadro de equipes ou de projetos do estabelecimento escolar.</div><div align="justify"></div><div align="justify">Em última análise, o ensino por competências tem implicações para o ofício de docente, tais como:</div><ul><li><div align="justify">considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados; </div></li><li><div align="justify">trabalhar regularmente com problemas;</div></li><li><div align="justify">criar ou utilizar outros meios de ensino;</div></li><li><div align="justify">negociar e conduzir projetos com seus alunos;</div></li><li><div align="justify">adotar um planejamento flexível e indicativo e improvisar;</div></li><li><div align="justify">implementar e explicitar um novo contrato didático;</div></li><li><div align="justify">praticar uma avaliação formadora em situações de trabalho;</div></li><li><div align="justify">dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar. </div></li></ul>Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4664949014673624160.post-54923508926939604982007-11-17T11:02:00.000-08:002007-11-17T11:32:15.842-08:00Yves ChevallardFonte: <a href="http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&q=Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&meta=">Google Search: Yves Chevallard "Didactic Transposition"</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','1','&sig2=DdH55tgCYcCXgDEE-yDWrg')" href="http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/A_Theoretical_Approach_to_Curricula.pdf">Yves Chevallard A Theoretical Approach to Curricula 1. On the ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:qr3vEErcxqwJ:yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/A_Theoretical_Approach_to_Curricula.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br">Ver em HTML</a><br />...factors, among so many others, in the didactic transposition process. .... Yves Chevallard. IREM d’Aix-Marseille. Case 901. 163, Avenue de Luminy ...<br /><a href="http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/A_Theoretical_Approach_to_Curricula.pdf">http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/A_Theoretical_Approach_to_Curricula.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','2','&sig2=uqXIdyenKRA07llTD0mjKw')" href="http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=122">Yves Chevallard - Textes et publications On Didactic ...</a> Années 1986-1990.<br />On Didactic Transposition Theory : Some Introductory Notes ...<br /><a href="http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=122">http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=122</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','3','&sig2=wbaa6I2l0eWyKib69OhqKw')" href="http://www.pucsp.br/pos/edmat/do/RIBEIRO_alessandro_jacques.html">Resumo Alessandro Jacques Ribeiro</a><br />... de Raymond Duval e da Transposição Didática, de Yves Chevallard. ... Registers by Raymond Duval and Didactic Transposition, by Yves Chevallard.<br /><a href="http://www.pucsp.br/pos/edmat/do/RIBEIRO_alessandro_jacques.html">www.pucsp.br/pos/edmat/do/RIBEIRO_alessandro_jacques.html</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','4','&sig2=bm2hNIjP_r_rIC75y4xIQA')" href="http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao_ismael_araujo_silva.pdf">Probabilidades: a visão laplaciana e a visão freqüentista na ...</a> [PDF]<br />Knowledge and of the Didactic Transposition, we established our problem, ..... de Yves Chevallard (CHEVALLARD, 1991) que é o conjunto de transformações ...<br /><a href="http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao_ismael_araujo_silva.pdf">www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao_ismael_araujo_silva.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://www.ncetm.org.uk/mathemapedia/Didactic%20Transposition','','','res','5','&sig2=GMU-krkzwZDkFujOtCCKig')" href="http://www.ncetm.org.uk/mathemapedia/Didactic%20Transposition">NCETM - Didactic Transposition</a> - [<a class="fl" href="http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.ncetm.org.uk/mathemapedia/Didactic%2520Transposition&sa=X&oi=translate&resnum=5&ct=result&prev=/search%3Fq%3DYves%2BChevallard%2B%2522Didactic%2BTransposition%2522%26num%3D100%26hl%3Dpt-BR%26as_qdr%3Dall%26pwst%3D1">Traduzir esta página</a>]<br />Yves Chevallard (1985) proposed that when lessons are planned, ... The didactic transposition therefore is the transformation of expert awareness into ...<br /><a href="http://www.ncetm.org.uk/mathemapedia/Didactic%20Transposition">www.ncetm.org.uk/mathemapedia/Didactic%20Transposition</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','6','&sig2=vCCtbDqhgVaKewjdX_vYlA')" href="http://www.scielo.br/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S1517-97022005000300005&lang=en">1517-9702 Educação e Pesquisa Educ. Pesqui. 1517-9702 Faculdade de ...</a><br />... coming from the didactic transposition or school culture traditions. ..... cujo principal representante é Yves Chevallard — e o de cultura escolar ...<br /><a href="http://www.scielo.br/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S1517-97022005000300005&lang=en">www.scielo.br/scieloOrg/php/articleXML.php?pid=S1517-97022005000300005&lang=en</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','7','&sig2=G96SjV7X3hIgwGda2ewVTA')" href="http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=4_Chevallard_EERJ_6_2_web">Readjusting Didactics to a Changing Epistemology</a><br />The answer is known as the theory of the didactic transposition. (Chevallard .... Correspondence: Yves Chevallard, IUFM d’Aix-Marseille, 63 la Canebière, ...<br /><a href="http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=4_Chevallard_EERJ_6_2_web">http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=4_Chevallard_EERJ_6_2_web</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','8','&sig2=QllfHPOAlevPcAFcptlQHw')" href="http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=3_Caillot_EERJ_6_2_web">The Building of a New Academic Field: the case of French didactiques</a><br />Yves Chevallard, who is also contributing to this EERJ ... creation or the import of concepts such as didactic transposition or didactic contract that are ...<br /><a href="http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=3_Caillot_EERJ_6_2_web">http://www.wwwords.co.uk/pdf/validate.asp?j=eerj&vol=6&issue=2&year=2007&article=3_Caillot_EERJ_6_2_web</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','9','&sig2=GgLfPkSHhutqZ_Ox1hd0XA')" href="http://www.springerlink.com/index/T616WJR11TGL65X0.pdf">Didactique? Is it a plaisanterie? You must be joking! A critical ...</a><br />YVES CHEVALLARD. IUFM d’Aix-Marseille, Aix-Marseille, France .... “didactic transposition” tells us: Knowledge is not a substance which has to ...<br /><a href="http://www.springerlink.com/index/T616WJR11TGL65X0.pdf">www.springerlink.com/index/T616WJR11TGL65X0.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','10','&sig2=f2l1_OtwN2EqNu5U6v6_rA')" href="http://www.springerlink.com/index/QWK2J010377802R3.pdf">A note from the Translator/Reviser</a><br />this one, by the ground-breaking theorist of didactique Yves Chevallard, ... his reasons for advancing the English term didactic transposition as the ...<br /><a href="http://www.springerlink.com/index/QWK2J010377802R3.pdf">www.springerlink.com/index/QWK2J010377802R3.pdf</a> - [<a class="fl" href="http://www.springerlink.com/">Mais resultados de www.springerlink.com</a>]<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','11','&sig2=FIQHS77Q66nbRXrB__b3lQ')" href="http://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=103&article=76&mode=pdf">Soc_Natureza 34</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:kV8BL_-WYSEJ:www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php%3Fid%3D103%26article%3D76%26mode%3Dpdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=11&gl=br">Ver em HTML</a><br />...formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. ... of didactic transposition, in order to facilitate a connection among knowledge to be ...<br /><a href="http://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=103&article=76&mode=pdf">www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/include/getdoc.php?id=103&article=76&mode=pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://www.icme-organisers.dk/tsg28/Bosch%20TSG28%20ICME10.ppt','','','res','12','&sig2=hUACZkotugXcbNdVXCWgdw')" href="http://www.icme-organisers.dk/tsg28/Bosch%20TSG28%20ICME10.ppt">Dias nummer 1</a> [PPT] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:B4lpqySjNhsJ:www.icme-organisers.dk/tsg28/Bosch%2520TSG28%2520ICME10.ppt+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=12&gl=br">Ver em HTML</a><br />Yves Chevallard (1992). Fundamental concepts of didactics: perspectives given by an anthropological ... Theory of Didactic Transposition (Chevallard 1985) ...<br /><a href="http://www.icme-organisers.dk/tsg28/Bosch%20TSG28%20ICME10.ppt">www.icme-organisers.dk/tsg28/Bosch%20TSG28%20ICME10.ppt</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','13','&sig2=obBckkBoZYBncbKonxG3iw')" href="http://moodle.bretagne.iufm.fr/cread/IMG/pdf/Resumes_abstracts_numero_1.pdf">Yves Chevallard : «Education et didactique : une tension essentielle»</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:rl8_Ls9fEtkJ:moodle.bretagne.iufm.fr/cread/IMG/pdf/Resumes_abstracts_numero_1.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=13&gl=br">Ver em HTML</a><br />Yves Chevallard: « Education and Didactics: An essential tension » .... object of investigation, in the framework of the theory of didactic transposition. ...<br /><a href="http://moodle.bretagne.iufm.fr/cread/IMG/pdf/Resumes_abstracts_numero_1.pdf">http://moodle.bretagne.iufm.fr/cread/IMG/pdf/Resumes_abstracts_numero_1.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://cerme4.crm.es/Papers%20definitius/11/Bosch%20Chevall.pdf','','','res','14','&sig2=YWR__2IKm9YTJXOWcz6g8w')" href="http://cerme4.crm.es/Papers%20definitius/11/Bosch%20Chevall.pdf">SCIENCE OR MAGIC? THE USE OF MODELS AND THEORIES IN DIDACTICS OF ...</a> [PDF]<br /> - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:u7DIm2zZcogJ:cerme4.crm.es/Papers%2520definitius/11/Bosch%2520Chevall.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=14&gl=br">Ver em HTML</a><br />Marianna Bosch, Yves Chevallard & Josep Gascón. ABSTRACT. The struggle to eliminate “magic .... the theory of didactic transposition (Chevallard, 1985). ...<br /><a href="http://cerme4.crm.es/Papers%20definitius/11/Bosch%20Chevall.pdf">http://cerme4.crm.es/Papers%20definitius/11/Bosch%20Chevall.pdf</a><br /><br />[PDF]<br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','15','&sig2=4SBx0S-pM8cg8pvqjxRUOQ')" href="http://math.unipa.it/~grim/quad14_Bolea-Bosch-Gascon.pdf">WHY IS MODELLING NOT INCLUDED IN THE TEACHING OF ALGEBRA AT ...</a> [PDF]<br /> - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:h80-9NnRjRIJ:math.unipa.it/~grim/quad14_Bolea-Bosch-Gascon.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=15&gl=br">Ver em HTML</a><br />The analysis of the constraints that the didactic transposition process ..... In a recent work, Yves Chevallard (2000) shows a particular way to reconstruct ...<br /><a href="http://math.unipa.it/~grim/quad14_Bolea-Bosch-Gascon.pdf">http://math.unipa.it/~grim/quad14_Bolea-Bosch-Gascon.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','16','&sig2=0vCK_VE-r9rew5lpY2zB7Q')" href="http://math.unipa.it/~grim/dott_HD_MphCh/pubbl_colleggio_06.pdf">Elenco delle pubblicazioni dei componenti Italiani del collegio ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:ouvU-gtw9WkJ:math.unipa.it/~grim/dott_HD_MphCh/pubbl_colleggio_06.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=16&gl=br">Ver em HTML</a><br />Function: Epistemological dimension and its didactic transposition. ...... la “transposition didactique” développée par son premier “élčve” Yves Chevallard. ...<br /><a href="http://math.unipa.it/~grim/dott_HD_MphCh/pubbl_colleggio_06.pdf">http://math.unipa.it/~grim/dott_HD_MphCh/pubbl_colleggio_06.pdf</a> [<a class="fl" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&pwst=1&q=+site:math.unipa.it+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22">Mais resultados de math.unipa.it</a>]<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','17','&sig2=5t46cfEksCNLcC_x1cPOwQ')" href="http://educmath.inrp.fr/Educmath/recherches/theses/recentes/wozniak/view?set_language=en">Wozniak — Educmath</a> - [<a class="fl" href="http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://educmath.inrp.fr/Educmath/recherches/theses/recentes/wozniak/view%3Fset_language%3Den&sa=X&oi=translate&resnum=17&ct=result&prev=/search%3Fq%3DYves%2BChevallard%2B%2522Didactic%2BTransposition%2522%26num%3D100%26hl%3Dpt-BR%26as_qdr%3Dall%26pwst%3D1">Traduzir esta página</a>]<br />Yves CHEVALLARD, Professeur, IUFM d’Aix-Marseille, directeur de thèse ... necessity of a renewal of the didactic transposition of statistics which should be ...<br /><a href="http://educmath.inrp.fr/Educmath/recherches/theses/recentes/wozniak/view?set_language=en">http://educmath.inrp.fr/Educmath/recherches/theses/recentes/wozniak/view?set_language=en</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','18','&sig2=kHSSy38Wb7mmFYCvvOyB1Q')" href="http://publimath.irem.univ-mrs.fr/biblio/AAR01003.htm">1994 La transposition didactique à l'épreuve.</a><br />The didactic transposition under investigation (ZDM/Mathdi) ... Yves Chevallard : Les processus de transposition didactique et leur ...<br /><a href="http://publimath.irem.univ-mrs.fr/biblio/AAR01003.htm">http://publimath.irem.univ-mrs.fr/biblio/AAR01003.htm</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','19','&sig2=eiiXECJyTCgxC1VUD1qR3Q')" href="http://publimath.irem.univ-mrs.fr/biblio/AAR99089.htm">1982 Recherches en didactique des mathématiques. Vol. 3. Num. 2. p ...</a><br />Chevallard Yves ; Joshua Marie-Alberte. Titre : Recherches en didactique ... English title : An analysis of the didactic transposition process. ...<br />publimath.irem.univ-mrs.fr/biblio/AAR99089.htm [<a class="fl" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&pwst=1&q=+site:publimath.irem.univ-mrs.fr+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22">Mais resultados de publimath.irem.univ-mrs.fr</a>]<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','20','&sig2=pDvf_h_6_TY8rkzJ8XEo7Q')" href="http://hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?&halsid=e9c5cfb274a075b8f4f211ac91bd5255&label=INRP&langue=fr&action_todo=view&id=tel-00012056&version=1&view=extended_view">HAL - INRP</a><br />Université Claude Bernard - Lyon I (26/11/2005), Yves Chevallard (Dir. ... out the necessity of a renewal of the didactic transposition of statistics which ...<br />hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?&halsid=e9c5cfb274a075b8f4f211ac91bd5255&label=INRP<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','21','&sig2=LcLU3QdQ_a4KHlChRehxpQ')" href="http://hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?&halsid=a0e2de61a28d59267fa4a310bc91539e&label=INRP&langue=en&action_todo=view&id=tel-00012056&version=1&view=extended_view">HAL - INRP</a><br />Université Claude Bernard - Lyon I (2005-11-26), Yves Chevallard (Dir. ... out the necessity of a renewal of the didactic transposition of statistics which ...<br />hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?&halsid=a0e2de61a28d59267fa4a310bc91539e&label=INRP... - 26k - <a class="fl" href="http://64.233.169.104/search?q=cache:rWkrwH8OSf0J:hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php%3F%26halsid%3Da0e2de61a28d59267fa4a310bc91539e%26label%3DINRP%26langue%3Den%26action_todo%3Dview%26id%3Dtel-00012056%26version%3D1%26view%3Dextended_view+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=21&gl=br">Em cache</a> - <a class="fl" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&pwst=1&q=related:hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php%3F%26halsid%3Da0e2de61a28d59267fa4a310bc91539e%26label%3DINRP%26langue%3Den%26action_todo%3Dview%26id%3Dtel-00012056%26version%3D1%26view%3Dextended_view">Páginas Semelhantes</a> - <a class="fl2" onclick="return gnb._add(this, 'http://hal.archives-ouvertes.fr/view_by_stamp.php?\x26halsid\x3da0e2de61a28d59267fa4a310bc91539e\x26label\x3dINRP\x26langue\x3den\x26action_todo\x3dview\x26id\x3dtel-00012056\x26version\x3d1\x26view\x3dextended_view')" href="http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&q=Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&meta=#">Anotar isso</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','22','&sig2=lvZderiAhXQ5gqiNEckiFA')" href="http://ermeweb.free.fr/CERME4/CERME4_WG11.pdf">WORKING GROUP 11 Different theoretical perspectives and approaches ...</a> [PDF]<br />Marianna Bosch, Yves Chevallard, Josep Gascón ...... educational constraints related to the process of didactic transposition. This process, ...<br /><a href="http://ermeweb.free.fr/CERME4/CERME4_WG11.pdf">http://ermeweb.free.fr/CERME4/CERME4_WG11.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','23','&sig2=87LJ-EGGth3atrqhTr4PxQ')" href="http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n2/cleci_corr.pdf">CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:9Ufl32A1A7AJ:www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n2/cleci_corr.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=23&gl=br">Ver em HTML</a><br />cognitive processes of learning, the didactic transposition process, ...... CHEVALLARD, Yves; JOHSUA, Marie-Albrete. La transposition didatique - du savoir ...<br /><a href="http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n2/cleci_corr.pdf">www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n2/cleci_corr.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','24','&sig2=GUajHd6YtKhydmcTC7AbHQ')" href="http://www.modelab.ufes.br/xioste/papers/xioste_paper056.pdf">THE TEACHING OF BUSINESS ADMINISTRATION USING BUSINESS GAMES</a> [PDF]<br />- <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:IcHivTL2lY0J:www.modelab.ufes.br/xioste/papers/xioste_paper056.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=24&gl=br">Ver em HTML</a><br />A concept called didactic transposition can be identified in this teaching process ... and discussed by Yves Chevallard (1985) in the book La Transposition ...<br />www.modelab.ufes.br/xioste/papers/xioste_paper056.pdf - <a class="fl" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&pwst=1&q=related:www.modelab.ufes.br/xioste/papers/xioste_paper056.pdf">Páginas Semelhantes</a> - <a class="fl2" onclick="return gnb._add(this, 'http://www.modelab.ufes.br/xioste/papers/xioste_paper056.pdf')" href="http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&q=Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&meta=#">Anotar isso</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','25','&sig2=KCDGofzzVfz6u6P86rbLlA')" href="http://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/papers/g3-preview.pdf">GROUP 3 FROM A STUDY OF TEACHING PRACTICES TO ISSUES IN TEACHER ...</a> [PDF]<br />Yves Chevallard (France), Fred Goffree (The Netherlands), Konrad Krainer ... anthropologic approach of “didactic transposition”, investigating the ...<br /><a href="http://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/papers/g3-preview.pdf">www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/papers/g3-preview.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','26','&sig2=NaehzIp4CBKFT-AwrpGbxg')" href="http://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/cerme1-group3.pdf">European Research in Mathematics Education</a> [PDF]<br />Brousseau (e.g. 1996) and the anthropologic approach of ‘didactic transposition’. mainly worked out by Yves Chevallard (e.g. 1991). ...<br /><a href="http://www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/cerme1-group3.pdf">www.fmd.uni-osnabrueck.de/ebooks/erme/cerme1-proceedings/cerme1-group3.pdf</a><br />[<a class="fl" href="http://www.fmd.uni-osnabrueck.de/">Mais resultados de www.fmd.uni-osnabrueck.de</a>]<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','27','&sig2=ln2L3wXiw9lGqmgkaVqL5Q')" href="http://www.math.uncc.edu/~sae/dg7a/DG7-Bergsten.pdf">Beyond the representation given – The parabola and historical ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:c3en9IeW-ksJ:www.math.uncc.edu/~sae/dg7a/DG7-Bergsten.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=27&gl=br">Ver em HTML</a><br />...object by the social process of didactic transposition is turned into a presented object of ..... based on the work of Yves Chevallard, identifies two ...<br /><a href="http://www.math.uncc.edu/~sae/dg7a/DG7-Bergsten.pdf">www.math.uncc.edu/~sae/dg7a/DG7-Bergsten.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','28','&sig2=HAtxscKm6ZZwcWjNtNLnQg')" href="http://www.ihpst2005.leeds.ac.uk/papers/Martins.pdf">The Dissemination of the Chromosome Theory of Mendelian Heredity</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:NUDPqB-esWYJ:www.ihpst2005.leeds.ac.uk/papers/Martins.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=28&gl=br">Ver em HTML</a><br />The process of didactic transposition as described by Yves Chevallard (1985) is related to the necessary. changes that are received by the body of knowledge ...<br /><a href="http://www.ihpst2005.leeds.ac.uk/papers/Martins.pdf">www.ihpst2005.leeds.ac.uk/papers/Martins.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','29','&sig2=5Lh82tTvD-iZiSpsOqn0qw')" href="http://www.cybergeo.eu/index6498.html">Quatre pôles dans le champ de la géographie ? - Cybergeo</a><br />... the popular (in France at least) “ didactic transposition model ” (which .... à la manière d´Yves Chevallard (1985), à définir la géographie enseignée, ...<br /><a href="http://www.cybergeo.eu/index6498.html">www.cybergeo.eu/index6498.html</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','30','&sig2=GIsuBCuWr_RCGEG-9T09VQ')" href="http://www.mathunion.org/ICMI/bulletin/58.pdf">BULLETIN</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:WE7-IOv_G3QJ:www.mathunion.org/ICMI/bulletin/58.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=30&gl=br">Ver em HTML</a>theory, based on the phenomenon of didactic transposition presented for the first time by Yves. Chevallard twenty-five years earlier, in 1980, ...<br /><a href="http://www.mathunion.org/ICMI/bulletin/58.pdf">www.mathunion.org/ICMI/bulletin/58.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','31','&sig2=bU4n5KqZitLMn2MocDTnlg')" href="http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=154255">CAT.INIST</a><br />... carrée» et analyse du curriculum = The didactic transposition stoppage phenomenon. ... Assude Teresa-Maria ; Chevallard Yves (Directeur de thèse) ; ...<br /><a href="http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=154255">http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=154255</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://links.jstor.org/sici?sici=0016-111X(200105)74%3A6%3C1092%3ARFPTCR%3E2.0.CO%3B2-0','','','res','32','&sig2=NL-NZ_mdHXNCLC0Jj6qpgg')" href="http://links.jstor.org/sici?sici=0016-111X(200105)74%3A6%3C1092%3ARFPTCR%3E2.0.CO%3B2-0">JSTOR: Reconsidering French Pedagogy: The Crucial Role of the ...</a>- [ <a class="fl" href="http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://links.jstor.org/sici%3Fsici%3D0016-111X(200105)74%253A6%253C1092%253ARFPTCR%253E2.0.CO%253B2-0&sa=X&oi=translate&resnum=32&ct=result&prev=/search%3Fq%3DYves%2BChevallard%2B%2522Didactic%2BTransposition%2522%26num%3D100%26hl%3Dpt-BR%26as_qdr%3Dall%26pwst%3D1">Traduzir esta página</a> ]<br />Chevallard, Yves. "Didactique? Is it a plaisanterie? You Must Be Joking? A Critical Comment on Terminology." Didactics in the Francophone World. ...<br /><a href="http://links.jstor.org/sici?sici=0016-111X(200105)74%3A6%3C1092%3ARFPTCR%3E2.0.CO%3B2-0">http://links.jstor.org/sici?sici=0016-111X(200105)74%3A6%3C1092%3ARFPTCR%3E2.0.CO%3B2-0</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','33','&sig2=h6yGcxLqw6m9YOumHIguLw')" href="http://www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html">CPP Personal Personalization</a>- [ <a class="fl" href="http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html&sa=X&oi=translate&resnum=33&ct=result&prev=/search%3Fq%3DYves%2BChevallard%2B%2522Didactic%2BTransposition%2522%26num%3D100%26hl%3Dpt-BR%26as_qdr%3Dall%26pwst%3D1">Traduzir esta página</a> ]<br />Didactic transposition was defined in line with the work of Yves Chevallard as an operation of reorganizing knowledge with a didactic intent and as the ...www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html - 245k - <a class="fl" href="http://64.233.169.104/search?q=cache:JLgykedBsy0J:www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=33&gl=br">Em cache</a> - <a class="fl" href="http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_qdr=all&pwst=1&q=related:www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html">Páginas Semelhantes</a> - <a class="fl2" onclick="return gnb._add(this, 'http://www.positivepractices.com/Personal/Personalization.html')" href="http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&q=Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&meta=#">Anotar isso</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','34','&sig2=fM13XHuyTyN-JAIIbijCjA')" href="http://ardist.aix-mrs.iufm.fr/actes/2005/actes_uk.pdf">Titles and Abstracts of Papers Presented by Invited Participants</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:aNB6ctEygf0J:ardist.aix-mrs.iufm.fr/actes/2005/actes_uk.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=34&gl=br">Ver em HTML</a><br />Key words: Sex education – didactics of biology – didactic transposition ...... and the didactic practices of various disciplines (CHEVALLARD 1992, ...<br /><a href="http://ardist.aix-mrs.iufm.fr/actes/2005/actes_uk.pdf">http://ardist.aix-mrs.iufm.fr/actes/2005/actes_uk.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','35','&sig2=h5XT5V2uiLUJqkwsdfb-pg')" href="http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/1467-873X.00215">Past and Current Trends in the Analysis of Textbooks in a Quebec ...</a><br />Professor Yves Lenoir heads the project, in which the follow- .... The concept of didactic transposition relates to the process of reorganizing ...<br /><a href="http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/1467-873X.00215">http://www.blackwell-synergy.com/doi/abs/10.1111/1467-873X.00215</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','36','&sig2=iKBkdQ-d8yiG504PQLy-Lw')" href="http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART6.pdf">CONOCIMIENTO DIDÁCTICO DEL CONTENIDO Y DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:YZA17yno4MYJ:www.ugr.es/~recfpro/rev92ART6.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=36&gl=br">Ver em HTML</a><br />...measure can serve for (al the same as the “didactic transposition”) to support the ...... Por su parte, Yves Chevallard con su propuesta de “transposición ...<br /><a href="http://www.ugr.es/~recfpro/rev92ART6.pdf">www.ugr.es/~recfpro/rev92ART6.pdf</a><br /><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','37','&sig2=whEGLAEAYZRS9bVVc8adVw')" href="http://biblo.una.edu.ve/una/anali/texto/iie2001v15n1-2p11-32.pdf">Art. Rincon, Salina, Guanina, Hurtado .doc</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:0OGduqkm7EwJ:biblo.una.edu.ve/una/anali/texto/iie2001v15n1-2p11-32.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=37&gl=br">Ver em HTML</a>...<br />Didactics of Mathematics, Didactic Transposition, and Family ...... CHEVALLARD, Yves. (1985). "La Transposition Didactique: du savoir savant au savoir ...<br /><a href="http://biblo.una.edu.ve/una/anali/texto/iie2001v15n1-2p11-32.pdf">http://biblo.una.edu.ve/una/anali/texto/iie2001v15n1-2p11-32.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','38','&sig2=omxyVjDmZ48E1zOPlVFmHw')" href="http://www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF">UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:-EzbFC_IMqMJ:www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=38&gl=br">Ver em HTML</a><br />To fullfil the Didactic Transposition of articles, it’s used Thematic Approach ...... matemática, por Yves Chevallard, em 1985, repercutindo posteriormente ...<br /><a href="http://www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF">www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/Alveti_tese.PDF</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','39','&sig2=d5iO2HULPIRl4ZUYbKUF7g')" href="http://www.ce.ufpe.br/posemeducacao/documentos/Teses_2006/Anna_Paula_de_Avelar_Brito_Menezes.pdf">UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTRATO ...</a> [PDF]<br />Didactic Transposition is a. phenomenon investigated by several authors (e.g. Yves Chevallard). The Didactic Transposition ...<br /><a href="http://www.ce.ufpe.br/posemeducacao/documentos/Teses_2006/Anna_Paula_de_Avelar_Brito_Menezes.pdf">www.ce.ufpe.br/posemeducacao/documentos/Teses_2006/Anna_Paula_de_Avelar_Brito_Menezes.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','40','&sig2=mrODiRcOZK7qGY_lbLYm8w')" href="http://math.at.webry.info/">数学などに関する備忘録/ウェブリブログ</a><br />Didactic transposition in mathematics textbooks. For the Learning of. ..... そういえば,シュバラールの論文の多くは,<br /><a href="http://yves.chevallard.free.math.at.webry.info/">http://yves.chevallard.free.math.at.webry.info/</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','41','&sig2=8J-2mYSojSl7XLkStIssLQ')" href="http://www.aix-mrs.iufm.fr/formations/filieres/mat/fdf/textes/YC_1999_Instructional_Science.doc">Didactique ? Are you joking ?</a> [DOC] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:kdTlHfzDXOMJ:www.aix-mrs.iufm.fr/formations/filieres/mat/fdf/textes/YC_1999_Instructional_Science.doc+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=41&gl=br">Ver em HTML</a><br />Yves Chevallard. IUFM d’Aix-Marseille (France). François V. .... to what the theory of ‘didactic transposition’ tells us: knowledge is not a substance which ...<br /><a href="http://www.aix-mrs.iufm.fr/formations/filieres/mat/fdf/textes/YC_1999_Instructional_Science.doc">www.aix-mrs.iufm.fr/formations/filieres/mat/fdf/textes/YC_1999_Instructional_Science.doc</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','42','&sig2=BrF399cgVz2Fcu7bkF1Uug')" href="http://aspro01.npd.ufsc.br/biblioteca/asp/pbasbi3.asp?codAcervo=235228&codBib=,&codMat=,">Universidade Federal de Santa Catarina - Biblioteca Central</a><br />We based ourselves upon elements from Didactic Transposition by Yves Chevallard to study the historical development of knowing of Algebra Equations up to ...<br /><a href="http://aspro01.npd.ufsc.br/biblioteca/asp/pbasbi3.asp?codAcervo=235228&codBib=,&codMat">http://aspro01.npd.ufsc.br/biblioteca/asp/pbasbi3.asp?codAcervo=235228&codBib=,&codMat=,</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','43','&sig2=OdISsJcsKI7ZqrxBBz4BBg')" href="http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Andre_Machado_Rodrigues_ANALISANDO_NOVAS_PROPOSTAS_DE_ENSINO_ATRAVES_DA_DIDATICA_FRANCESA.pdf">ANPEDF</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:qUek9coA4L0J:nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Andre_Machado_Rodrigues_ANALISANDO_NOVAS_PROPOSTAS_DE_ENSINO_ATRAVES_DA_DIDATICA_FRANCESA.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=43&gl=br">Ver em HTML</a><br />didactic for reference, specific the didactic transposition theory made by Yves Chevallard and. the concept of socials practices or reference, ...<br />nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-<a href="http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Andre_Machado_Rodrigues_ANALISANDO_NOVAS_PROPOSTAS_DE_ENSINO_ATRAVES_DA_DIDATICA_FRANCESA.pdf">http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Andre_Machado_Rodrigues_ANALISANDO_NOVAS_PROPOSTAS_DE_ENSINO_ATRAVES_DA_DIDATICA_FRANCESA.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','44','&sig2=43pwVs2q2w7Jm6Y-KgXPFQ')" href="http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Carlos_Daniel_Ofugi_LA_TRANSPOSITION_DIDACTIQUE_DE_LA_THEORIE_DE_LA_RELATIVITE_DANS_LES_MANUELS_SCOLAIRES_BRESILIENS.pdf">LA TRANSPOSITION DIDACTIQUE DE LA THÉORIE DE LA RELATIVITÉ DANS ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:LwIyj-rQ9IsJ:nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Carlos_Daniel_Ofugi_LA_TRANSPOSITION_DIDACTIQUE_DE_LA_THEORIE_DE_LA_RELATIVITE_DANS_LES_MANUELS_SCOLAIRES_BRESILIENS.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=44&gl=br">Ver em HTML</a><br />textbooks,using the Didactic Transposition. .... CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabido al saber enseñado. Argentina: ...<br /><a href="http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Carlos_Daniel_Ofugi_LA_TRANSPOSITION_DIDACTIQUE_DE_LA_THEORIE_DE_LA_RELATIVITE_DANS_LES_MANUELS_SCOLAIRES_BRESILIENS.pdf">http://nupic.incubadora.fapesp.br/portal/banco-de-dados/publicacoes/congressos/Carlos_Daniel_Ofugi_LA_TRANSPOSITION_DIDACTIQUE_DE_LA_THEORIE_DE_LA_RELATIVITE_DANS_LES_MANUELS_SCOLAIRES_BRESILIENS.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','45','&sig2=7UOeQt2BaW7z_ag9ftO68A')" href="http://www.fenegitimi.com/dersler/ooa/ppt/ders-1/B.Antropo_0.ppt">Perpsectives interculturelles sur l'apprentissage des mathématiques</a> [PPT] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:f1jvA7yXxhQJ:www.fenegitimi.com/dersler/ooa/ppt/ders-1/B.Antropo_0.ppt+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=45&gl=br">Ver em HTML</a><br />Bilginin Didaktiksel Evrim (DE) (Didactic transposition) kuramı, kurucusu olan Yves Chevallard tarafından “bir bilginin öğretilme aşamasına gelmek için ...<br /><a href="http://www.fenegitimi.com/dersler/ooa/ppt/ders-1/B.Antropo_0.ppt">www.fenegitimi.com/dersler/ooa/ppt/ders-1/B.Antropo_0.ppt</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','46','&sig2=OtdDV9g8XDsAqSkx5PmHdw')" href="http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_NogueiraMO_1.pdf">A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA: Relações com o ...</a> [PDF]<br />...relative to the inner aspect of the pedagogical relationship, and the work of Yves Chevallard. on the processes of didactic transposition, ...<br /><a href="http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_NogueiraMO_1.pdf">www.biblioteca.pucminas.br/teses/Educacao_NogueiraMO_1.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://prema.iacm.forth.gr/docs/Del%202%20draft.pdf','','','res','47','&sig2=ICFITM3IzGhShsbBbIZ9Ag')" href="http://prema.iacm.forth.gr/docs/Del%202%20draft.pdf">Mathematics education and gender: a position paper White Paper WP2 ...</a> [PDF] - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:fSlw1_5tYM8J:prema.iacm.forth.gr/docs/Del%25202%2520draft.pdf+Yves+Chevallard+%22Didactic+Transposition%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=47&gl=br">Ver em HTML</a><br />...institutional choices and testifies to a doubtless “didactic transposition” (see Bosch &. Chevallard, 2005 for a recent presentation in English). ...<br /><a href="http://prema.iacm.forth.gr/docs/Del%202%20draft.pdf">http://prema.iacm.forth.gr/docs/Del%202%20draft.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','48','&sig2=t31_bFR4vmCmaSA9iD9r7Q')" href="http://www.desenho.ufpr.br/IIISIPEM/GT3.pdf">OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO ENSINO ...</a> [PDF]<br />...presentend by CHEVALLARD (1991) on Didactic Transposition. It brings a ...... Piaget, Vygotsky, Wallon Teorias Psicogenéticas em discussão, Yves de la Taile ...<br /><a href="http://www.desenho.ufpr.br/IIISIPEM/GT3.pdf">www.desenho.ufpr.br/IIISIPEM/GT3.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','49','&sig2=xysIslphZBmzPfquhkVecw')" href="http://www.ppgect.ufsc.br/teses/01/Tese.pdf">ELIO CARLOS RICARDO</a> [PDF]<br />...regarded as being a problem of didactic transposition in an amplified sense ...... transposição didática de Yves Chevallard e a noção de práticas sociais de ...<br /><a href="http://www.ppgect.ufsc.br/teses/01/Tese.pdf">www.ppgect.ufsc.br/teses/01/Tese.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk('http://books.google.com/books?id=vY64iuJJHJ8C&pg=PA856&lpg=PA856&dq=yves+chevallard+%22didactic+transposition%22&source=web&ots=W_gORANl4H&sig=FBCVz6R4cB88uy2ja4GtDAE45VI','','','res','50','&sig2=Hv9UmdqLRvDQ5mjjEPXFfw')" href="http://books.google.com/books?id=vY64iuJJHJ8C&pg=PA856&lpg=PA856&dq=yves+chevallard+%22didactic+transposition%22&source=web&ots=W_gORANl4H&sig=FBCVz6R4cB88uy2ja4GtDAE45VI">International Handbook of Mathematics Education - Resultado da Pesquisa de livros do Google</a><br />...de Alan J. Bishop - 1996 - Mathematics - 1364 páginasThe two most cited authors in this domain are Guy Brousseau and Yves Chevallard, the former for his 'theorie des situations', the latter for the concept of ...books.google.com/books?isbn=0792335333...<br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','51','&sig2=1xr3kPhVLOAkX8jD_tCsaw')" href="http://www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?down=2180">A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE ...</a> [PDF]<br />It is through the “didactic transposition” process that the object of the ... vigilance”, concepts set up by mathematician Yves Chevallard. ...<br /><a href="http://www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?down=2180">www.biblioteca.unesp.br/bibliotecadigital/document/?down=2180</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','52','&sig2=8YXZaI3PKGmDhyEmGC0s-g')" href="http://www.cgq.ulaval.ca/textes/vol_43/no_120/no120.pdf">Géographie et éducation</a> [PDF]<br />...stratège du Prince, comme nous le rappelle souvent Yves Lacoste, et comme ...... celui de la transposition didactique (Chevallard, 1985) : quelles sont les ...<br /><a href="http://www.cgq.ulaval.ca/textes/vol_43/no_120/no120.pdf">www.cgq.ulaval.ca/textes/vol_43/no_120/no120.pdf</a>Anonymousnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4664949014673624160.post-74977599038553406212007-11-17T10:39:00.000-08:002007-11-17T11:02:17.375-08:00Google SearchFonte: <a href="http://www.google.com.br/search?q=+%22Didactic+Transposition%22+site:unicamp.br&num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&filter=0">Google Search: Unicamp.br</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','1','&sig2=yPQZyxUNAcQB_PvtDl2nDg')" href="http://ghtc.ifi.unicamp.br/Teses/Valeria-Silva-Dias.pdf">MICHAEL FARADAY: SUBSÍDIOS PARA METODOLOGIA DE TRABALHO EXPERIMENTAL</a> Moreover, through the concept of Didactic Transposition we could discover some. transformations that knowledge suffers since its construction in the scope ...<br /><a href="http://ghtc.ifi.unicamp.br/Teses/Valeria-Silva-Dias.pdf">http://ghtc.ifi.unicamp.br/Teses/Valeria-Silva-Dias.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','2','&sig2=2UxBfGjfyeFdRyUH-wrzBg')" href="http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1650.doc">Descrição de gêneros, didática de línguas e formação de professores</a> - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:KiQdOA2lVS4J:www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1650.doc+%22Didactic+Transposition%22+site:unicamp.br&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br">Ver em HTML</a><br />In order to do so, we investigated the didactic transposition (Bronckart, J.P. & I. Plazaola Giger, 1997) from the level of theoretical knowledge to the ...<br /><a href="http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1650.doc">www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1650.doc</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','3','&sig2=PgkB-Vl6dPeq4-F-X7M9rQ')" href="http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/ms-vsd.htm">Valéria Silva Dias</a><br />Moreover, through the concept of Didactic Transposition we could discover some transformations that knowledge suffers since its construction in the scope of ...<br /><a href="http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/ms-vsd.htm">www.ifi.unicamp.br/~ghtc/ms-vsd.htm</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','4','&sig2=Er8qJUzB3MzP7v9MErlhYA')" href="http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1050.doc">A DISCURSIVE APPROACH TO CLASSROOM INTERACTIONS AS SPEECH GENRES ...</a><br />- <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:YCI6XVJa57cJ:www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1050.doc+%22Didactic+Transposition%22+site:unicamp.br&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&gl=br">Ver em HTML</a><br />Are taken into account to discuss didactic transposition and application at regular elementary school of the Vygotskian and Bakhtinian concepts. <a href="http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1050.doc">www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1050.doc</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','5','&sig2=G-Qz653hRiHM9nnNt6AtAQ')" href="http://www.ige.unicamp.br/simposioensino/artigos/015.pdf">PORTAL WEB GEO-ESCOLA: UMA PONTE ENTRE CONCEITOS DE GEOCIÊN- CIAS ...</a><br /><a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:Otp0w2Yo6UEJ:www.ige.unicamp.br/simposioensino/artigos/015.pdf+%22Didactic+Transposition%22+site:unicamp.br&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=5&gl=br">Ver em HTML</a><br />Efective interaction of Sciences and Geography teachers with specialists whose task is to realize a didactic transposition of basic ...<br /><a href="http://www.ige.unicamp.br/simposioensino/artigos/015.pdf">www.ige.unicamp.br/simposioensino/artigos/015.pdf</a><br /><br />Fonte: <a href="http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&as_qdr=all&q=+%22Didactic+Transposition%22+site%3Ausp.br&meta=">Google Search: USP.br</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','1','&sig2=F4fonxMkpKi6EsOURcXiZQ')" href="http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-123123/">Conceitos de biologia na educação básica e na academia ...</a><br />The didactic transposition, that is, the transformation of the knowledge object ... Besides the didactic transposition process, the disciplination process ...<br /><a href="http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-123123/">www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-123123/</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','2','&sig2=ekDxl67wjpk2mNy9qG-DCA')" href="http://sbbq.iq.usp.br/arquivos/2007/cdlivro/resumos/R8149.pdf">UPDATING HIGH SCHOOL TEACHERS ON GEL ELETROPHORESIS AND ...</a> - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:o-gS5b5W_iYJ:sbbq.iq.usp.br/arquivos/2007/cdlivro/resumos/R8149.pdf+%22Didactic+Transposition%22+site:usp.br&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=2&gl=br">Ver em HTML</a><br />...most specific subjects, when relating it with the daily events and visualizing a. possibility of didactic transposition of those themes.<br /><a href="http://sbbq.iq.usp.br/arquivos/2007/cdlivro/resumos/R8149.pdf">http://sbbq.iq.usp.br/arquivos/2007/cdlivro/resumos/R8149.pdf</a><br /><br /><a class="l" onmousedown="return clk(this.href,'','','res','3','&sig2=m3_iYHXCLUh6wBARJ0YvlA')" href="http://www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Maxwell.pdf">(Microsoft Word - Disserta\347\343o_Maxwell.doc)</a> - <a href="http://64.233.169.104/search?q=cache:UO5fXnapSboJ:www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Maxwell.pdf+%22Didactic+Transposition%22+site:usp.br&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br">Ver em HTML</a><br />...instrument, the Didactic Transposition. This theory there was utilized to analyze other. curses proposals, shows appropriate to analyze the knowledge ...<br /><a href="http://www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Maxwell.pdf">www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Maxwell.pdf</a>Anonymousnoreply@blogger.com0